Estágio Curricular em Engenharia Ambiental

DEFINIÇÃO

 

O Estágio Curricular em Engenharia Ambiental consiste em uma disciplina de 2 créditos para orientação, acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas em estágio supervisionado externo, de acordo com a legislação vigente e instruções do Decanato de Ensino de Graduação sobre o Estágio.

 

A duração do das atividades externas do Estágio Curricular em Engenharia Ambiental é de, no mínimo, 160 horas, e poderá ser desenvolvido junto à iniciativa privada ou às empresas e órgãos governamentais de diferentes níveis (união, estados e municípios e distritos fedreais) ou em organizações não governamentais. 

 

O estágio Curricular pode ser remunerado ou não remunerado. Caso seja remunerado, deverá seguir as mesmas regras dos estágios não obrigatórios, conforme descrito no Manual de Estágio editado pelo DEG/DAIA/CDAP (Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica, Coordenadoria de Desenvolvimento Acadêmico e Profissional).


OBJETIVO

 

Propiciar ao aluno a complementação de sua formação profissional inserindo-o no mercado de trabalho permitindo o desenvolvimento e acompanhamento de atividades ligadas a sua futura área de atuação.


ESTRUTURA DA DISCIPLINA

 

  • A disciplina Estágio Curricular em Engenharia Ambiental é obrigatória para o curso de Engenharia Ambiental. O pré-requisito para matrícula do aluno na disciplina é ter cursado, com aprovação, 160 créditos em disciplinas do curso e ter cursado a disciplina Higiene e Segurança do Trabalho.

 

  • A disciplina será coordenada pelo Docente Supervisor de Estágio do curso, que designará, para cada aluno, um Docente Orientador. Os créditos relativos à disciplina serão distribuídos entre o Docente Supervisor de Estágio do curso e o Docente Orientador.

 

  • Ao Docente Supervisor de Estágio cabe:

    • Atuar na intermediação entre concedente do estágio, UnB e os alunos do curso de Engenharia Ambiental para viabilizar as condições de realização das atividades externas da disciplina;

    • Coordenar a avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental como parte da disciplina.

    • Garantir que o aluno apresente o relatório das atividades ao final do estágio, de acordo com o Formulário de Avaliação de Estágio, que deve ser preenchido obrigatoriamente pela empresa, pelo aluno e pelo docente orientador, nessa ordem.

 

  • Ao Docente Orientador cabe:

    • Avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação profissional dos alunos do curso de Engenharia Ambiental;

    • Emitir parecer sobre o plano de atividades proposto, sugerindo ajustes nas atividades quando elas não estiverem adequadas ao perfil do aluno e às habilidades e competências que julga que o aluno deverá adquirir com o estágio;

    • Orientar, discutir e acompanhar as atividades externas pertinentes ao desenvolvimento do estágio, de modo a zelar pelo bom andamento do mesmo e sua efetiva contribuição para formação do aluno;

 

  • Conforme previsto no Manual do Estágio, cabe à empresa indicar um supervisor com formação na área de conhecimento desenvolvida no curso e que deve atuar de forma integrada com o Docente Supervisor de Estágio. Caberá ao profissional indicado pela Empresa:

    • proporcionar condições ideais para o desenvolvimento do estágio;

    • zelar pelas condições de segurança do aluno;

    • avaliar, em conjunto com o professor orientador, as atividades desenvolvidas.

 


A avaliação do aluno será feita por meio do relatório de atividades e de seminário de apresentação do relatório. O relatório será avaliado pelo professor orientador e pelo profissional indicado pela empresa e o seminário será avaliado por comissão designada pelo Supervisor de Estágio do Curso.


 

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Email Secretaria: enc@unb.br

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5531

 

Demais telefones UnB

 

 

 

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.