Monitoria

             A monitoria é entendida como instrumento para a melhoria do ensino de graduação. Ela ocorre por meio do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visem fortalecer a articulação entre teoria e prática e a integração curricular em seus diferentes aspectos.

                Tem como finalidade promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e a vivência com o professor e com as suas atividades técnico-didáticas.

           Há duas categorias de monitores: a) monitoria remunerada: pagamento feito por bolsa, pago em parcela única no final do semestre após o envio das duas frequências previstas no Calendário Universitário de Graduação; e b) monitoria voluntária: sem compensação financeira pelo exercício da monitoria. Em ambos os casos, os alunos farão jus a 02 (dois) créditos pela atividade no período.

Inscrições

                As inscrições para monitoria seguirão rigorosamente os prazos estabelecidos no Calendário Universitário de Graduação, disponível no link: http://www.saa.unb.br/graduacao.
                Os estudantes devem procurar as secretarias dos departamentos/institutos e preencherem o formulário próprio de solicitação de inscrição.

Requisitos para participação

  • Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação da Universidade;
  • Ter obtido aprovação na disciplina na qual pleiteia a monitoria, demonstrando domínio da mesma;
  • Ter disponibilidade de tempo para atender às atividades programadas;
  • Não estar usufruindo de qualquer outro tipo de bolsa remunerada oferecida pela Universidade. (para monitores remunerados).

Seleções dos candidatos

  • A seleção dos estudantes candidatos será de inteira responsabilidade de cada departamentos/institutos;
  • Os critérios de avaliação para o exercício das atividades de monitoria serão elaborados pelas coordenações de graduação de cada departamento/instituto.
  • O estudante designado monitor será supervisionado pelo professor da disciplina.

 

Atividades de Tutoria

             Várias disciplinas do Curso oferecem ao estudante o auxílio de monitores, especialmente as disciplinas da Matemática, Física, Ciência da Computação e as disciplinas de conteúdos profissionalizantes e específicos do Curso. A Tutoria contribui expressivamente para a redução da repetência e da evasão do curso. Para incentivar que os bons alunos exerçam a atividade de Tutoria e auxiliem seus colegas com dificuldade, o aluno tutor recebe dois créditos para cada período letivo de exercício da tutoria e pode receber uma bolsa. Só pode participar alunos que não tiveram reprovação na disciplina objeto da tutoria.

               Os alunos também podem participar como Tutor no Projeto de Tutoria do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, após lançamento de Edital. Este projeto objetiva acolher os estudantes, sobretudo os recém ingressos no curso, no intuito de diminuir a evasão nas disciplinas de Cálculo 1 e física 1, créditos concedidos como Atividades Complementares segundo o Anexo 7.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Asa Norte, Brasília-DF, CEP 70910-900

 

Email Secretaria: enc@unb.br

 

Secretaria: +55 (61) 3107-5531

 

Demais telefones UnB

 

 

 

Localização

Copyright 2021 © Universidade de Brasília | Faculdade de Tecnologia. Todos os direitos reservados.