Tópicos especiais

ESTACAS TROCADORAS DE CALOR PARA
CLIMATIZAÇÃO SUSTENTÁVEL DE ESTRUTURAS

EMENTA
Sistemas superficiais de energia geotécnica, estacas trocadoras de calor, perfurações trocadoras de calor, tubos trocadores de calor, circuitos primários e secundários, bombas de calor geotérmicas, taxas de calor, condutividade térmica e demais variáveis térmicas, estado atual do conhecimento sobre sistemas trocadores de calor, casos históricos, vantagens e uso da geotermia no brasil, e concepções gerais desta “nova” tecnologia para climatização sustentável de superestruturas.

CARACTERÍSTICAS GERAIS E PÚBLICO
Trata-se de um curso geral, informativo, sobre todo o conhecimento atualmente disponibilizado em publicações recentes sobre o assunto (sendo a maioria de revistas internacionais com menos de 5 anos), e além de publicações, livros e standards sobre técnicas/práticas de uso desta tecnologia. Não objetiva ensinar o aluno a projetar sistemas integrados de trocadores de calor (circuito primário, secundário e bombas), porém a ter um entendimento geral de todas as distintas facetas do uso da geotermia como uma alternativa à troca de calor, e à consequente climatização de superestruturas da engenharia civil, em suas distintas áreas. Versa sobre uma tecnologia que é praticamente desconhecida ou usada na América do Sul, e ainda amplamente ignorada e não explorada no Brasil. Apresenta o sistema, os conceitos gerais, o desenvolvimento teórico e matemático, e como o projeto é concebido. Versa sobre distintas questões ainda não solucionadas na área acadêmica, como problemas de saturação térmica, modelos numéricos comerciais, etc.
É voltado principalmente a alunos do curso de engenharia ambiental, como módulo optativo, servindo também a alunos do curso de engenharia civil ou de arquitetura, como complementação de seu conhecimento profissional no domínio conexo. Abre espaço também para que alunos interessados atuem em etapas posteriores de sua vida profissional como pesquisadores desta tecnologia (mestrado ou doutorados acadêmicos), ou como implementadores da tecnologia em obras sustentáveis futuras (projetos da vida prática). Fornece, portanto, as bases gerais de conhecimento, discussão, e amplitude do uso da tecnologia, vantagens e limitações, e problemas e dificuldades de implementação, para que o egresso possa discutir e interagir com as poucas empresas atuais detentoras da tecnologia (estrangeiras). Amplia também o leque de opções de ideias e diretrizes em eventuais novas empresas tipo “júnior” da Universidade.

Ementa completa clique aqui.